Estão abertas as inscrições para o Parlamento Jovem 2025 em Carandaí, programa de formação política voltado para estudantes do ensino médio de escolas públicas e particulares do município. A iniciativa é promovida pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) em parceria com as Câmaras Municipais de MG e tem como tema deste ano “Juventude e Direitos Culturais”.
Após se inscreverem, os participantes irão passar por um ciclo de atividades que inclui oficinas de capacitação, rodas de conversa, debates temáticos e a elaboração de propostas legislativas. Ao final da etapa municipal, as melhores ideias são selecionadas e podem ser apresentadas em um encontro regional e, posteriormente, na etapa estadual, realizada na sede da ALMG, em Belo Horizonte.
Além da experiência prática com temas de interesse social, os jovens desenvolvem habilidades de argumentação, trabalho em equipe, liderança e pensamento crítico. O programa também abre portas para uma maior compreensão do papel do Legislativo e estimula a participação ativa dos estudantes na construção de políticas públicas.
As inscrições podem ser feitas por meio do formulário online: forms.gle/xCs8jXSsxPxZ33CU8. A data de início é 13 de março, conforme publicação oficial no Instagram do projeto em Carandaí.
Após a inscrição, os participantes são convidados a postar uma foto com a frase “Jovens na política”, marcando os perfis @camaracarandai e @parlamentojovemcdai.
O Parlamento Jovem é uma oportunidade para que os jovens conheçam melhor o funcionamento do Legislativo, desenvolvam habilidades de liderança e se tornem agentes de transformação social.
Campanha #ComoVejoMinhaCidade
Uma novidade desta edição é a campanha #ComoVejoMinhaCidade e #JuventudeEDireitosCulturais, promovida pela ALMG. Nela, os estudantes devem enviar uma foto com título, mostrando como seu município se relaciona com o tema do ano. As imagens serão exibidas durante a Etapa Estadual, na sede da Assembleia, em Belo Horizonte.
A campanha não é uma competição por curtidas, todas as fotos enviadas serão expostas oficialmente, valorizando o olhar de cada jovem participante. É uma forma de integrar arte, política e identidade cultural ao projeto. Mais informações acesse o Regulamento aqui
Não perca essa chance de fazer a diferença.