O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) é um programa federal que fornece recursos para alimentação escolar e ações de educação alimentar nos estados e municípios brasileiros.


Com o passar dos anos, houve um crescimento na confiança dos produtores e no fornecimento de produtos hortifrutigranjeiros para a Alimentação Escolar. Atualmente, são 20 contratos de fornecedores da Agricultura Familiar, refletindo essa evolução.
Acompanhe a evolução desta conquista para a cidade:
- Em 2016, o município de Carandaí ainda contava com poucos fornecedores da Agricultura Familiar para a Alimentação Escolar, com apenas 20,80% das compras realizadas desse setor.
- Em 2017, o município de Carandaí ainda contava com poucos fornecedores da Agricultura Familiar para a Alimentação Escolar, mas o percentual subiu para 30,80%, marcando o início de uma reconquista da confiança dos produtores, com um número crescente de contratos de fornecimento.
- Em 2018, a porcentagem aumentou ligeiramente para 31,40%, refletindo o compromisso contínuo com a inclusão de produtos hortifrutigranjeiros da Agricultura Familiar na alimentação escolar.
- No ano de 2019, houve uma pequena queda, com 23,00% das compras provenientes da Agricultura Familiar, mas o trabalho continuou focado na melhoria e ampliação das parcerias.
- Durante os anos de 2020 e 2021, a pandemia de COVID-19 impactou significativamente o fornecimento e a compra de produtos da Agricultura Familiar, resultando em dados não contabilizados especificamente para esses anos. Mas isso não fez com que cessassem os esforços.




Assim em 2022, uma grande conquista foi alcançada com a estruturação do Depósito Central de Distribuição da Alimentação Escolar, adequado às normas sanitárias vigentes, o que contribuiu significativamente para a qualidade da alimentação escolar fornecida aos alunos da Rede Pública Municipal de Ensino. Nesse mesmo ano, o município atingiu o percentual de 55,60% da verba do PNAE destinada à compra de produtos da Agricultura Familiar, bem acima do mínimo exigido pela legislação, que é de 30%. A oferta de produtos aumentou e diversificou, incluindo ervas aromáticas, como alecrim e manjericão, além de verduras e legumes regionais, tornando os cardápios escolares mais coloridos e nutritivos.
Em 2023, os dados ainda estão em análise, mas o avanço e os benefícios do programa são evidentes.
Dados extraídos do SIGPC/FNDE.
Atualmente, a alimentação escolar no município de Carandaí se matém na modalidade de Distribuição Central de Alimentos. Com o apoio da Administração e da Secretaria de Educação, o Setor de Alimentação Escolar conta com uma equipe técnica composta por:
- 3 nutricionistas;
- 1 técnica em Nutrição e Dietética;
- 2 auxiliares de distribuição
Essa equipe técnica bem estruturada permite o acompanhamento, orientação e fiscalização efetivos no preparo dos cardápios escolares de cada modalidade de ensino (Educação Infantil, Creche, Fundamental I e II) e de toda a equipe envolvida na execução do PNAE nas unidades escolares. Além disso, a equipe técnica promove a Educação Alimentar e Nutricional (EAN), contribuindo para a efetividade das políticas públicas em saúde e Segurança Alimentar e Nutricional (SAN), auxiliando na prevenção de diversas doenças decorrentes de uma alimentação inadequada nos primeiros ciclos de vida dos alunos.
Os fornecedores da Agricultura Familiar são incentivados a melhorar suas produções, em parceria com outros setores da Prefeitura Municipal de Carandaí, para continuar proporcionando uma alimentação saudável e de qualidade aos alunos.


Demonstrando o compromisso para manter esta crescente a Prefeitura Municipal de Carandaí, por meio da Secretaria de Educação, realizou uma reunião no dia 29 de maio com os produtores da Agricultura Familiar. O encontro teve como objetivo principal fortalecer o diálogo entre a Administração e os produtores, buscando melhorias necessárias para garantir uma produção de alimentos hortifrutigranjeiros de alta qualidade.
Veja alguns registros:


Durante a reunião, foram discutidos três temas centrais: as boas práticas no fornecimento de produtos da Agricultura Familiar, a importância da Agricultura Familiar para a Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) no Brasil, e a organização do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). A Secretaria de Educação enfatizou a necessidade de seguir padrões de qualidade na produção agrícola, destacou como a Agricultura Familiar pode promover uma alimentação saudável e sublinhou o papel do PNAE em fornecer refeições nutritivas para estudantes, prevenindo doenças relacionadas à alimentação inadequada.
A reunião reforçou o compromisso de apoiar produtores locais e melhorar a qualidade dos alimentos nas escolas, visando a saúde e o bem-estar dos alunos.
Conheça mais sobre Carandaí acessando as outras matérias e não esqueça se seguir nosso Instagram para acompanhar as notícias de Carandaí e região.